COMPRANDO

The Diary of a Teenage Girl (Lançamento Curioso 2)

Por um lado, este Lançamento Curioso se explica fácil: vai virar filme. Pelo mesmo lado, ele não é só quadrinho: é uma obra em prosa com alguns trechos em quadrinhos.

De qualquer maneira, The Diary of a Teenage Girl, de Phoebe Gloeckner, tem sua importância. Foi bem comentado no lançamento nos EUA, em 2002, e se coloca na lista das HQs que marcaram aquele boom de graphic novels da época.

The_Diary_of_a_Teenage_GirlWB

Gloeckner conta a história de Minnie, uma adolescente na San Francisco dos anos 70. Todos os adultos estão experimentando tudo que é droga e todas as variedades de sexo. Com 15 anos, ela acaba provando desses dois mundos.

Gloeckner andou com Crumb, Bill Griffith e a turminha do quadrinho underground na mesma San Francisco da mesma época. Publicou nas revistas daquele pessoal, mas acabou se dedicando mais à ilustração para medicina. Só publicou seus próprios álbuns a partil de fins dos anos 90: Diary e um primeiro, A Child’s Life and Other Stories, também bastante comentado e também misturando adolescência, sexo e drogas. Gloeckner diz que nenhum deles é autobiográfico.

diaryteenage

Desde Diary a autora não publicou mais nada de HQ. Vez por outra faz ilustrações, tem um projeto de arte no qual cria fotos de bonecas que representam adolescentes mortas no narcotráfico em Ciudad Juárez e dá aula na University of Michigan. No livro recente de entrevistas com quadrinistas da Hillary Chute, a fala com Gloeckner praticamente só trata do projeto de Juárez (trecho aqui).

O filme de Diary sai em 2015, com Bel Powley de protagonista. Kristen Wiig interpreta a mãe, e Alexander Skarsgård o namorado da mãe que acaba virando outra coisa para Minnie. O livro vai chegar aqui na mesma época, pela Faro Editorial, que é novata em quadrinhos (e no mercado editorial).

Ao final deste link há uma prévia do livro (em prosa) e mais páginas dos quadrinhos de Gloeckner.

diaryofateenagegirl_thumb

 

Marcado como:

OUTROS POSTS



1 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será exibido publicamente
Campos obrigatórios são marcados *

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Todos os comentários do site são aprovados previamente.

Acompanhando a discussão via RSS

Quer acompanhar mais facilmente a discussão neste post?
Assinar notificações via RSS.

Não sabe o que é RSS?
Aprenda aqui!

Tutoriais para: Internet Explorer, Mozilla Firefox e Google Chrome.