TRADUZINDO

Quanto dinossauro morto tem num dinossauro de plástico?

Foi sem dúvida uma das maiores surpresas que já recebi como proposta de tradução. E depois ainda teve surpresa em cima de surpresa.

Bom, antes de mais nada: E Se? Respostas científicas para perguntas absurdas. Sai em outubro pela Companhia das Letras. Procure a capinha verde e compre. Sim, só em outubro, desculpe.

ese

Na hora em que Sr. Editor me mandou o PDF, eu não tive noção do que era – apesar de já estar com o original na minha lista de pré-compras. As pré-vendas, aliás, foram o que fizeram o livro sair a foguete aqui e no resto do mundo. Já tinha massas de gente pré-comprando o original no início deste ano, apesar do lançamento em setembro.

Quem conhece um pouco de quadrinho deveria ficar exultante. Randall Munroe já era mini-celebridade, merecidamente, por conta da xkcd. Embora eu não seja seguidor devoto, fico embasbacado com os experimentos dele (escrevi sobre aqui e aqui) e acompanhei o What If? nos primeiros dias.

Aí, nos dias em que eu estava fechando a tradução, meu pai me perguntou se eu tinha assistido um vídeo do TED no qual o palestrante fala do que aconteceria se alguém rebatesse uma bola de beisebol arremessada à velocidade da luz. Se meu pai pergunta sobre o Randall Munroe, tem alguma coisa acontecendo.

O lançamento do livro nos EUA foi há poucos dias. Neste momento ele está em segundo lugar entre todos os livros mais vendidos da Amazon.

Hoje o Blog da Companhia começou a publicar alguns posts do E Se? que não vão entrar no livro. O primeiro é a resposta à pergunta “Já que plástico é feito de petróleo e petróleo é feito de dinossauro morto, quanto dinossauro tem um dinossauro de plástico?” Também traduzi. Os próximos devem entrar semanalmente.

5

(Agradecimentos especiais ao Ricardo Araújo pela revisão técnica do livro e ajuda em dúvidas cabulosas.)

Marcado como:

OUTROS POSTS



2 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será exibido publicamente
Campos obrigatórios são marcados *

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Todos os comentários do site são aprovados previamente.

Acompanhando a discussão via RSS

Quer acompanhar mais facilmente a discussão neste post?
Assinar notificações via RSS.

Não sabe o que é RSS?
Aprenda aqui!

Tutoriais para: Internet Explorer, Mozilla Firefox e Google Chrome.