COMPRANDO

Sorge O Espião (Lançamento Curioso 8)

Como acontece com muitos quadrinistas europeus – há alguns dias comentei o caso de Baudoin -, Isabel Kreitz esteve no Brasil sem ter suas HQs publicadas aqui. Em  2012, entre outros eventos, a alemã participou da Gibicon, fez uma bela exposição, mas quase ninguém havia lido seu trabalho. Ela até tinha uma participação em Elvis, coletânea de histórias do músico por vários quadrinistas alemães, mas sua produção solo não estava representada.

Dois anos depois, mesmo que tardia, chega o corretivo. Sorge o Espião foi lançado pela Veneta há alguns meses e representa muito bem o que Kreitz faz.

sorge3

Kreitz dramatiza os momentos críticos na vida de Richard Sorge (1895-1944), espião russo que se passou por jornalista alemão na própria Alemanha e no Japão durante a Segunda Guerra Mundial. Sorge conseguiu informações para as forças militares russas que até hoje são consideradas determinantes para o resultado da Guerra.

Embora existam diversos livros e documentos públicos sobre Sorge, Kreitz levou sua pesquisa até entrevistas com gente que conviveu com o espião. A pesquisa aparece em páginas de depoimento que servem de intervalo entre os capítulos.

imagem-da-hq-sorge---o-espiao-veneta-1414774595208_593x889

Como nos bons textos de espionagem, você precisa ler atentamente a HQ para captar as segundas, terceiras e quartas intenções de cada reunião, cada gesto e expressão dos personagens. Kreitz trabalha muito com rostos em silêncio, e é preciso estar afiado na narrativa para compreender a vida interna dos agentes secretos e não-secretos, assim como dos inocentes (ou não) que se envolvem com eles.

imagem-da-hq-sorge---o-espiao-veneta-1414774591812_590x887

Die Sache mit Sorge saiu na Alemanha em 2008, pela Carlsen. Kreitz já tinha produção nas HQs desde 1994, principalmente como desenhista – foi ela que adaptou para as HQs Emil e os Detetives, de Erich Kästner, grande figura da literatura infanto-juvenil alemã. Sorge faz parte de um segmento da sua carreira voltado para o quadrinho adulto, documental, cuja produção mais recente e elogiada é Deutschland, ein bilderbuch, com várias cenas da história e da vida alemã do século XX até tempos recentes.

Sorge está bem encaixado no catálogo crescente da Veneta, que vem publicando uma sequência de lançamentos curiosos: eu, pelo menos, fiquei impressionado com o Coração das Trevas ilustrado por Catherine Anyango e a reedição de Do Inferno de Moore e Campbell (daquelas HQs que sempre deviam estar em catálogo).

Site pessoal de Isabel Kreitz.

Isabel Kreitz no Goethe Institut.

Sorge, o Espião na revista Caros Amigos

Die Sacht mit Sorge na editora Carlsen (com trailer)

Marcado como:

OUTROS POSTS



2 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será exibido publicamente
Campos obrigatórios são marcados *

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Todos os comentários do site são aprovados previamente.

Acompanhando a discussão via RSS

Quer acompanhar mais facilmente a discussão neste post?
Assinar notificações via RSS.

Não sabe o que é RSS?
Aprenda aqui!

Tutoriais para: Internet Explorer, Mozilla Firefox e Google Chrome.