COMPRANDO

1 Real (Lançamento Curioso 7)

BAIXA_1 real

Um álbum quase sem palavras, voltado para crianças com um pouquinho de bagagem, de um autor espanhol inédito no Brasil? Mas é quase a definição de lançamento curioso.

1 Real pode ter a mão um pouco pesada na “mensagem”: Federico Delicado compara a vida de um menino que limpa parabrisas no semáforo com a de uma garotinha mimada que tem uma babá para cumprir todas suas vontades. Mas, como falei acima, é para um público juvenil e, dentro desse universo de “mensagens”, tem até certas ousadias.

A principal ousadia é justamente não haver texto. Há seis capítulos nomeados (“ele”, “ela”, “juntos”, “o retorno”, “o despertar”, “o reencontro”) e, fora o título, o texto fica por aí. O autor conseguir contar uma história comprida – com bom enredo, com sequências oníricas e metáforas – com clareza serve de aula de quadrinho mudo.

1real21real3
1real1

 

Federico Delicado tem uma carreira na ilustração que começa nos anos 1970, com duas dezenas de livros na Espanha – a maioria infantis ilustrados. Este ano ganhou uma honraria importante no país, o Premio Internacional Compostela de Álbum Ilustrado, pelo álbum Ícaro. 1 Real saiu no original em 2010.

A publicação brasileira é da Pulo do Gato, editora especializada em literatura infanto-juvenil que eu vi nascer, mas só retomei o contato agora que ela já está grandona, indo pro colégio e inventando suas músicas. Nem sabia, por exemplo, que haviam lançado Harvey, de Hervé Bouchard e Janice Nadeau, álbum canadense dos mais especiais (e que foi devidamente reconhecido aqui com prêmios). Para quem gosta de livros infantis ou de ilustração, vale a pena passar alguns minutinhos fuçando o catálogo.

Mais sobre 1 Real (incluindo preview)

Mais sobre Federico Delicado

Marcado como:

OUTROS POSTS



Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será exibido publicamente
Campos obrigatórios são marcados *

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Todos os comentários do site são aprovados previamente.

Acompanhando a discussão via RSS

Quer acompanhar mais facilmente a discussão neste post?
Assinar notificações via RSS.

Não sabe o que é RSS?
Aprenda aqui!

Tutoriais para: Internet Explorer, Mozilla Firefox e Google Chrome.