QUADRINISTAS2015

Quadrinistas 2015: Aline Cruz, MauMau, Jeffs Pereira, Cadu Simões, Zé Wellington

Perguntei para uma lista de quadrinistas brasileiros qual a agenda de projetos que eles e elas têm para 2015 – e se têm alguma produção de 2014 por sair este ano. Vou publicar todas as respostas aqui ao longo dos próximos dias.

Já saíram outras listas durante a semana. Para ver todas, é só seguir a tag Quadrinistas 2015.

Aline Cruz

Site da Aline:  //colorlilas.com/

Esse ano estou dando continuidade ao meu livro, o 38 Dias, sobre um mochilão pela Europa. Ele será lançado no FIQ desse ano, e para cumprir tudo certinho eu até criei um canal no Youtube para expor os planos e, assim, ter uma obrigação ainda maior de cumprir.

Criei, pro 38 dias, um selo, que depois registrei como editora. O objetivo da Quadrada é, inicialmente, publicar meus quadrinhos e alguns livros que chegaram.

A parte mais importante do ano é a finalização do 38 dias, mas também quero levar pro FIQ a revista Desnuda. Ainda este ano termino também uma revistinha mais curta, chamada Nostálgica, que fala sobre infância num bairro de Salvador (BA). O livro Rosa Dentro da História, baseado numa exposição que fiz em 2013 e 2014, só sai em janeiro, senão não dou conta.

38dias_cap01

38dias-02

nostalgica

 

MauMau

Últimos trabalhos: Light Metal

Tumblr do MauMau: //blckstud.tumblr.com/

A minha maior prioridade em relação à produção de quadrinhos neste ano é dar sequência à narrativa do Light Metal, que, como indica no final do primeiro volume, está só começando. Já planejei desde o início uma saga que vai acompanhar primeiramente os passos do TinBoy (aquele robozinho que protagoniza a HQ). Essa saga vai ocupar ou vários números como o primeiro, com 24 páginas, ou um volume maior compilando o material inédito com esse início da história. Além de trabalhar na história em si, pretendo melhorar um pouco a divulgação, pra tornar a HQ mais conhecida e melhorar as vendas (que até agora não estão correspondendo ao que eu esperava, hehe). Uma editora já entrou em contato comigo pra sondar as minhas intenções em relação aos rumos que pretendo tomar, ainda aguardo o retorno, mas de qualquer maneira, seja de forma independente com recursos próprios (como foi o primeiro), através do Catarse ou de alguma editora, a sequência sai ainda no primeiro semestre.

A minha outra prioridade, essa mais a longo prazo, é tocar o mestrado aqui na UFPel, que começa agora em março, com a temática de narrativas gráficas por um viés bem prático.

Em paralelo a tudo isso pretendo seguir com as oficinas que comecei a ministrar durante a Feira do Livro de Pelotas, utilizando a minha própria HQ pra ensinar processos e técnicas de narrativa gráfica.

Relacionado à cultura pop de uma maneira geral (quadrinhos, cinema e animação), estou trabalhando em ilustrações homenageando temas que eu gosto, como Adventure Time, os filmes do Kubrick, entre outros, tudo disponível na forma de prints na minha loja online: //blckstudstore.iluria.com/

Tenho também alguns projetos com editoras (um pronto, que já perdi as esperanças de ver no papel, outro que estou roteirizando e outro fazendo colorização) estacionados – por motivos de força maior – que gostaria de retomar, mas dependeria de vontades alheias e negociações para isso acontecer.

E enquanto isso, a minha pilha de projetos pessoais engavetados não para de crescer.

TEASER_LIGHTMETAL_02

TEASER_LIGHTMETAL_03

TEASER_LIGHTMETAL_04

BS_Finn_TheShining_poster_mockup

BS_langovslango_poster_mockup

Jeffs Pereira

Jeffs no Facebook: //www.facebook.com/DevaneiosHQ

Tenho um projeto no Catarse a ser lançado ainda esse ano, uma HQ um pouco diferente do comum, seu nome é Devaneios, que vai reunir 6 histórias de 5 páginas cada. Cada história fala sobre um tema de forma bem figurativa, viajada mesmo, assim como devaneios.

O principal diferencial é que: há mais de 30 ilustradores trabalhando nela, cada um deles terá uma página do roteiro para desenvolver de acordo com o seu ponto de vista e estilo, ou seja, nenhuma página vai ser igual a outra, cada ilustrador dará um pedaço de sí, tornando ela, como um todo, um grande devaneio compartilhado com base nos meus seis roteiros.

No Catarse tem informações mais definidas, mas há também a fanpage no Facebook, onde cada ilustrador ganhou um álbum.

 

Cadu Simões

Últimos trabalhos: Nova Hélade, Homem-Grilo

Sites do Cadu: //cadusimoes.com///homemgrilo.com///novahelade.com///petisco.org/

Se eu conseguir sobreviver à falta d’água aqui em Osasco, eis a minha agenda pra este ano.

No momento estou trabalhando numa revista de Nova Hélade, minha série que mistura mitologia grega com cyberpunk, publicada no Petisco. Essa edição trará a história Gigantomaquia, já publicada online. A previsão é lançá-la em abril.

Também pretendo lançar a segunda edição da revista do Homem-Grilo & Sideralman na Feira do Livro de Osasco, que ainda não tem data confirmada, mas deve acontecer em maio. Talvez eu também faça uma nova tiragem da primeira edição, que já está esgotada.

Por fim, estou escrevendo um roteiro de uma HQ do Demetrius Dante que fará parte no álbum de coletânea do personagem, a ser lançado provavelmente no FIQ.

 

Zé Wellington

Últimos trabalhos: Quem Matou João Ninguém?

Site do Zé: //www.zewellington.com/

Em março deste ano devemos iniciar a pré-venda do meu novo álbum, Steampunk Ladies: Vingança a Vapor, que vai ser lançado pela Editora Draco. Tem roteiro meu, arte do Di Amorim e do Wilton Santos, cores do Ellis Carlos e letras do Deyvison Manes. É um faroeste-retrofuturista-protagonizado-por-mulheres. Estou mandando algumas imagens em anexo.

No FIQ espero lançar Soccerland (nome provisório), uma coletânea com quatro histórias sobre tolerância que se passam num mundo medieval distópico, onde uma variação violenta do futebol que conhecemos é usada para resolver os conflitos entre quatro nações. O projeto foi uma ideia do roteirista PJ Brandão, que assina dois roteiros. Os outros dois são meus. As artes são da Dharilya Sales, do Joniel Santos, da Débora Santos e do Nycolas Di. Ainda não temos muito para mostrar.

steamladesbydi amorim page12,13

03

preview_fundo

Marcado como:
fiq

OUTROS POSTS



Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será exibido publicamente
Campos obrigatórios são marcados *

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Todos os comentários do site são aprovados previamente.

Acompanhando a discussão via RSS

Quer acompanhar mais facilmente a discussão neste post?
Assinar notificações via RSS.

Não sabe o que é RSS?
Aprenda aqui!

Tutoriais para: Internet Explorer, Mozilla Firefox e Google Chrome.