QUADRINISTAS2015

Quadrinistas 2015: Alexandre Lourenço, Raquel Vitorelo, Germana Viana, Raphael Fernandes, Victor Moura

Perguntei para uma lista de quadrinistas brasileiros qual a agenda de projetos que eles e elas têm para 2015 – e se têm alguma produção de 2014 por sair este ano. Tenho publicado as listas aqui desde a semana retrasada. Para ver todas, é só seguir a tag Quadrinistas 2015.

Alexandre Lourenço

Últimos trabalhos: Robô Esmaga

Site do Alexandre: //roboesmaga.com/

Tem, confirmado, o álbum do Robô Esmaga que vai sair pela JBC, reunindo material publicado no blog nos últimos anos. Era pra ter saído no final do ano passado mas acabou ficando pro início de 2015 mesmo.

Devo publicar dois ou três capítulos de Damasco, projeto que estou trabalhando com o Lielson Zeni, pela Café Espacial.

Além disso, estou começando o desenho do que será a minha primeira história longa. Pretendo lançar no final do ano (a ideia é que saia a tempo do FIQ e da CCXP). A história, ainda sem nome, conta a vida de um homem sem cabeça que se apaixona por uma menina no ônibus. Deve ter umas 120 páginas. Acho que é isso.

homem sem cabeça

Raquel Vitorelo

Site da Raquel: //rvitorelo.com/

Estou trabalhando agora em uma HQ chamada Judite. Ela terá 32 páginas coloridas e, como o nome sugere, conta a história do Livro de Judite, da Bíblia católica.

Mas não é uma simples adaptação: a ideia é brincar com a relação palavra-imagem a partir de recortes do livro original (literalmente recortados). Assim, Judite vira uma narrativa gráfica, bíblica e intergaláctica, de uma experiente guerreira interestelar que vai vingar seu povo a sangue frio. Pretendo lançar no primeiro semestre desse ano.

Por enquanto esse é o projeto de quadrinhos mais certo que tenho para o ano… Também estou trabalhando em uma narrativa gráfica de roteiro original chamada A Letra Ausente, mas esse é um projeto mais longo sem datas definidas, ao qual espero dar um rumo ainda em 2015.

p7-30

p8-30

1web

4web

Germana Viana

Últimos trabalhos: Lizzie Bordello e as Piratas do Espaço

Site da Germana: //www.germanacviana.com/

LIZZIE BORDELLO E AS PIRATAS DO ESPAÇO: o final da saga scifi bagaceira, Sr. Fulano, que começou em 2014, e que é inédito para quem ainda não tem o encadernado continuará sendo postado no site e na fanpage até abril de 2015. (Dá pra comprar o encadernado de 2014 aqui.)

Em seguida, começam as histórias inéditas tanto para leitoras/leitores que acompanham online quanto para quem tem o álbum impresso. A ideia para 2015 é seguir o plano usado em 2014 – um novo encadernado, no final do ano, com as 3 histórias que serão postadas todas as sextas (eba! Já tem os títulos novos):

– Gentch, tô pobre!

– Zombie grooovah party

– Meu Iaiá meu Ioiô (ou ácaros são onipresentes e meu amor por você também)

E ainda, uma história exclusiva para a versão impressa:

– Lizzie Bordello Origens

OCEANO DE BRUMAS: Escrito por Luis Kosmiskas e desenhado por mim, a aventura épica que tem uma pegada bem RPGística e que é postada todas as quartas, segue em seu segundo arco: Debandada. Os planos para 2015 é juntar os dois arcos e alguns extras (história, mapas, fichas de personagens) num encadernado – o lançamento desse álbum ainda não tem prazo definido, mas provavelmente será no segundo semestre.

CLOTILDE E MARIONE: Essa novidade eu ainda não tinha contado pra ninguém, exceto para pessoas muito muito próximas. Assim como no caso de Lizzie Bordello e as Piratas do Espaço, Clotilde e Marione é escrita e desenhada por mim. As duas senhoras são vizinhas, amigas e resolvem crimes (para desespero do ex-genro de uma delas, que é policial) – Clotilde é putamerdalmente bem relacionada com o porteiro, o carteiro, o guarda-noturno (ou seja, é cheia de informantes) e Marione é uma detetive genial, praticamente o Bátima – resumindo, serão histórias de detetive, com aquele charminho bem Miss Marple, Poirot (da Agatha Christie) e Padre Brown (do Chesterton) – Ainda sem prazo de postagem ou lançamento, mas provavelmente pro segundo semestre.

Segue imagem das senhorinhas e da neta skatista, menor de idade, que as acompanha e de vez em quando dirige pra elas – “é que a vó esqueceu os óculos, pai…”)

Clotilde e Marione

Lizzie Bordello e as Piratas_preview 2015

Oceano de Brumas

Raphael Fernandes

Últimos trabalhos: Apagão Extra, Imaginários em Quadrinhos, Cripta do Shogum, editor da revista Mad

Site do Raphael: //www.contraversao.com/

Vou abrir este ano lançando Apagão – Cidade sem lei/luz no final do mês de fevereiro, com arte do Camaleão. O projeto foi bem sucedido em um financiamento coletivo do Catarse e depois de pouco mais de um ano conseguimos concluir as 80 páginas de quadrinhos totalmente coloridas. Foi um grande desafio para nós e para a Editora Draco, mas é uma empreitada que vai além do álbum: terá miniaturas, camisetas, cards, trilha sonora e uma porção de outras coisas. Sem falar que nunca trabalhei com tantos personagens e uma história com tantas ramificações, detalhes e interligações. Nem consigo esconder a emoção de chegar perto da conclusão deste trampo.

Porém, ao mesmo tempo que abrirei o ano começando uma nova saga, nos meses seguintes pretendo encerrar outra. Ditadura No Ar #4 será lançado no primeiro semestre e será minha última HQ independente. Ao mesmo tempo, o desenhista Rafael Vasconcellos e eu vamos trabalhar no encadernado dessa primeira história que vai sair pela Editora Draco.

Durante o segundo semestre de 2014, me dediquei a um trabalho diferente de tudo o que tenho feito. O webcomic Zikas será uma série mensal escrita em parceria com Alessio Esteves e tem arte de Junior Ferreira, que estreou em Imaginários em Quadrinhos #3. Nela narraremos as aventuras de um mundo parecido como o nosso, mas onde as classes sociais são separadas por raças clássicas de cenários de fantasia: orcs, elfos, anões e gnomos. Fortemente inspirados pela cultura urbana de cidades como São Paulo e Rio de Janeiro, mas misturando masmorras e shoppings, princesas em perigo e rolezinho, funk ostentação e batalhas épicas! Humor, aventura e jeitinho brasileiro!

Esses são os grandes projetos, mas ainda vai ter uma história minha na Imaginários em Quadrinhos #4 e pode ser que saia alguma HQ de 20 páginas pelo selo Contraversão, que publica os quadrinhos com baixo custo e alta qualidade da Editora Draco. Vamos produzir bastante material dessa linha pras feiras do final de ano.

Ano intenso! Isso sem falar em tudo o que estou editando e numa reformulação que pretendo fazer na MAD a partir do número 78.

10951030_10153084021797871_234299914_o

961528_10153084027537871_1786425888_n

10904792_10153084039352871_134484892_n

Victor Moura

Últimos trabalhos: O Colecionador de Memórias

Tumblr do Victor: //qvicmoura.tumblr.com/

Estou trabalhando em uma graphic novel. Projeto autoral chamado Eu sou A. Raposa. É sobre Albuquerque Raposa (uma raposa antropomórfica), seu amigo Freire (um senhor barbudo vestido de coelho) e sobre como eles cruzam um subúrbio desértico e abandonado com a missão de chegar à cidade principal. Albuquerque precisa levar seu amigo para um refugio onde há outros humanos e escapar de uma região escravocrata onde os humanos são a força de trabalho escravo. Eles contam um com o outro para se opor a ordem de poder. Eu Sou A. Raposa é, essencialmente, um discurso social com uma roupagem de aventura, ação e humor. O projeto já está praticamente pronto faltando apenas algumas cores e inclusão dos diálogos. A HQ deve ter ao todo algo em torno de 70 páginas, contando com um sketchbook no final com estudos de personagens, objetos de cena e cenários. Ainda estou estudando a melhor forma de financiar o projeto quando pronto. A idéia é lançá-lo na FIQ e, posteriormente, levar aos outros eventos desse ano como o FIQ e a Comic Con Experience.

O outro projeto é uma adaptação pra quadrinhos de O Gabinete do Doutor Caligari que, pra mim, é o melhor filme do cinema expressionista alemão. A obra, de 1920, é um cultuado filme de terror e suspense que teve grande influência em obras seguintes e, também na construção do que viria a ser o meu traço. O cinema expressionista alemão é famoso por suas formas anguladas, distorções de perspectiva e alto contraste. Minha ideia ao fazer essa homenagem é trazer a narrativa do filme para o universo dos quadrinhos no meu traço. Equilibrando uma nova abordagem de planos com todo o referencial imagético da obra. A ideia pra esse projeto é lançar as primeiras páginas no Catarse e ver se existe interesse dos que, como eu, são fãs desse tipo de estilo narrativo e visual e da obra em si. Se o projeto for financiado darei continuidade fechando a HQ completa do filme. No produto final também entrará material extra com uma breve análise sobre a obra fílmica e um sketchbook, também com estudos de como adaptei a obra, estudos de sombreado e dos personagens. Sendo financiado o projeto dou inicio ao restante das páginas, tudo para ser lançado na integra até o fim do ano e nos eventos, mas dependendo, nesse caso, da questão do financiamento.

Eu sou a Raposa 2014 16,8 X 27 CAPA

Eu sou A raposa 2015 preview completo11

Gabinete do Dr caligari CAPA

Gabinete do Dr caligari PG3

Marcado como:

OUTROS POSTS



Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será exibido publicamente
Campos obrigatórios são marcados *

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Todos os comentários do site são aprovados previamente.

Acompanhando a discussão via RSS

Quer acompanhar mais facilmente a discussão neste post?
Assinar notificações via RSS.

Não sabe o que é RSS?
Aprenda aqui!

Tutoriais para: Internet Explorer, Mozilla Firefox e Google Chrome.