TRADUZINDO

#traduzi, março/abril 2020

Um listão das minhas traduções que saíram nesses dois últimos meses. Checklist, se você quiser chamar de checklist.

Planeta Estranho é a coletânea de tiras do Nathan W. Pyle publicadas no Instagram. O livro saiu no final do ano nos EUA e estreou em primeiro lugar na lista de mais vendidos do New York Times (neste exato momento continua por lá, em nono lugar). Não só o planeta é estranho, mas a tradução é estranha, pois os personagens falam errado e eu tenho que acertar o errado certo em português certo, mas errado. Compre aqui. Volume 2 está quase saindo nos EUA, espero que a Planeta também lance.

Maxwell: O Gato Mágico reúne as tiras que Alan Moore escrevia e desenhava – sob o pseudônimo Jill de Ray – para o jornalzinho de sua cidadezinha inglesa nos anos 1980. É para grandes fãs dos barbudão, uma curiosidade para excêntricos, com alguns momentos geniais. Escrevi mais sobre como foi traduzir e publico o texto aqui em breve. Caras do Pipoca & Nanquim publicaram dois vídeos bons sobre a produção. Compre aqui.

Para orgulho de minha avó e minha mãe (assim espero), comecei a traduzir livros da Agatha Christie. A HarperCollins Brasil me confiou principalmente os que estrelam Hercule Poirot. Já traduzi cinco Christies e o primeiro saiu em março: Assassinato no Expresso do Oriente. Compre aqui.

Estou gostando bastante de trabalhar com a linha O Universo de Sandman. Fiquei com a tradução dos quatro títulos iniciais: O Sonhar, Lúcifer, Casa dos Sussurros e Os Livros da Magia. Já entreguei os segundos volumes de todos, e os de Livros Lúcifer estão saindo agora. Foi a primeira vez em muito tempo que vi a Vertigo investindo de verdade em bons desenhistas – os roteiros são costumeiramente bons. No caso da linha, um pouco enrolados, mas, se você entrar de cabeça, são histórias fortes.

Os Livros da Magia vol. 2: Hora das Histórias

Lúcifer vol. 2: A Divina Tragédia

(Os que já saíram nesta linha: O Sonhar vol. 1, O Sonhar vol. 2Os Livros da Magia vol. 1Lúcifer vol. 1A Casa dos Sussurros vol. 1)

Também ando traduzindo as introduções/prefácios das novas edições da Sandman clássica. No volume 6, Um Jogo de Você, os textos são do ator Orlando Jones (o que faz Anansi em Deuses Americanos) e a intro que o escritor Samuel Delany fez para a coletânea original de Jogo em 1993. As traduções das HQs em si neste volume é do Jotapê Martins.

Traduzi os três volumes da Shade original e agora voltei à personagem em versão menina: Shade: A Garota Mutável vol. 2. Foi meu reencontro com Cecil Castelucci, de quem eu fiz um lvro de Star Wars há anos. A série é tão pirada quanto a do Shade anos 1990, e gosto muito das historinhas extras com o pastiche de I Love Lucy da era atômica.

Não lembro se já fiz alguma Bat-tradução e, se fiz, foi algo curto. Batman: O Último Cavaleiro da Terra não tem nada de curta e é um pretenso épico sobre o fim de morcegão e companhia num futuro onde os vilões venceram. Roteiro de Scott Snyder, velho amigo de Vampiro Americano, desenhos agradáveis do Greg Capullo. Vai sair em três volumes fininhos, um e dois já estão à venda.

Querida Liga da JustiçaJovens Titãs: Ravena são a chegada no Brasil das novas linhas, respectivamente, infantil e adolescente da DC Comics. A ideia é de álbum, alguns em dimensão de mangá, mais para público de livraria do que para o tradicional. Vem muito mais por aí, e traduzi alguns dos outros.

Bônus especial dessas traduções é trabalhar com autores brasileiros: Gustavo Duarte no da Liga, Gabriel Picolo no de Ravena.

Para terminar, Surfista Prateado: Últimos Dias é a terceira coletânea da excelente fase Slott/Allred com o Surfista. Este abre com “Felizes para Nunca”, a história que ganhou Prêmio Eisner em 2016.

Tem outros #traduzi anunciados para breve. Marvel Comics 1000, uma trabalheira insana com mais de cem mini-histórias e uma porrada de autores com quem eu nunca trabalhei e queria trabalhar. A Devir finalmente anunciou East of West, ainda sem data. E a Veneta acaba de lançar a pré-venda de Sabrina, de Nick Drnaso, para junho. Mais sobre eles num checklist futuro.

Marcado como:

OUTROS POSTS



Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será exibido publicamente
Campos obrigatórios são marcados *

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Todos os comentários do site são aprovados previamente.

Acompanhando a discussão via RSS

Quer acompanhar mais facilmente a discussão neste post?
Assinar notificações via RSS.

Não sabe o que é RSS?
Aprenda aqui!

Tutoriais para: Internet Explorer, Mozilla Firefox e Google Chrome.