QUADRINISTAS2015

Quadrinistas 2015: Camilo Solano, Camila Torrano, José Aguiar, Eiko & Crumbim

Perguntei para uma lista de quadrinistas brasileiros qual a agenda de projetos que eles e elas têm para 2015 – e se têm alguma produção de 2014 por sair este ano. Vou publicar todas as respostas aqui ao longo dos próximos dias.

Já saíram outras listas durante a semana. Para ver todas, é só seguir a tag Quadrinistas 2015.

Camilo Solano

Últimos trabalhos: Captar, Inspiração

Blog do Solano: //camilosolano.wordpress.com/

Estou produzindo Desengano, meu mais novo trabalho.

Conta a viagem de uma família paulistana para o interior de São Paulo, onde vão passar o feriado prolongado de Carnaval justamente para fugir da folia.

Histórias de cotidiano, junção de coincidências e gratas surpresas que, quando menos esperamos, acabamos nos deparando.

Será minha primeira história com personagens fictícios. O álbum será colorido. Lançamento no FIQ de 2015, dia 11 de novembro.

10927926_798456810229696_1441748816_n

10937610_798456796896364_281791041_n

Camila Torrano

Últimos trabalhos: A Travessia

Site da Camila: //www.camilatorrano.com.br/

No 1° semestre do ano lançarei uma pequena HQ de 16 páginas chamada Fábulas, pelo selo Fictícia. A história trata de um momento da minha infância, quando descobri que fábulas me ensinariam não só sobre as virtudes do ser humano, mas também sobre o lado sombrio do mesmo.

Além dele, ao longo do ano também colocarei online algumas pequenas historinhas, exercícios de narrativa/desenho/cores que tenho experimentado para aprimorar minhas habilidades.

Paralelamente, trabalharei ao longo do ano como colorista no projeto Soul Ink, em parceria com o Pablo Casado e o Felipe Cunha. O projeto sairá em 2016.

hq_camilinha_002_preview

hq_camilinha_004_preview

nurse_hq_preview_001

José Aguiar

Últimos trabalhos: Folheteen, Vigor Mortis Comics 2

Site do Aguiar: //quadrinhofilia.com.br/

Segue a lista de projetos que não me deixarão sair de casa até 2016! Neste ano tenho muita coisa saindo pelo minha própria editora, a Quadrinhofilia. São todos projetos autorais e independentes:

Já em fevereiro chega Nada Com Coisa Alguma, antologia das minhas tiras sem personagens fixos. No livro, viabilizado via Catarse, eu brinco com o formato da tira, seus gêneros e até sua diagramação. É um dos projetos gráficos mais interessantes que já trabalhei, pois eu busquei extrapolar a “limitação” do formato tira. Essa série de tiras continuará sendo publicada no jornal Gazeta do Povo, em Curitiba. Assim como Folheteen, Nada Com Coisa Alguma terá um blog e continuará sendo publicada em meu Facebook.

No segundo semestre chega Debaixo D’água, primeira graphic novel escrita em parceria com minha esposa, Fernanda Baukat. É uma narrativa longa sobre um tema cada vez mais atual: a dificuldade de se conseguir um parto natural no Brasil. É uma HQ delicada por causa do tema e por ser uma obra autobiográfica.

Até o FIQ devo estrear também a minha primeira webcomic: A Infância do Brasil, onde cada episódio irá contar como era “ser criança” em cada século de nossa história. Um olhar no passado para refletirmos sobre o que é ser criança no Brasil de hoje e pensar com mais carinho sobre nosso futuro.

Depois retomo Coisas de Adornar Paredes, um antigo projeto sobre a relação das pessoas e o ambiente urbanos. Mas esse só será lançado em 2016.

E fora os meus quadrinhos, tenho os dos outros! Pois em março começa a quarta temporada do Cena HQ, no Teatro da Caixa em Curiitba, com 10 leituras dramáticas de graphic novels nacionais e estrangeiras que serão encenadas até dezembro. Mas a lista das obras selecionadas só será divulgada mais adiante.

NCCA_capa_preview

debaixo_dagua_preview

Cristina Eiko e Paulo Crumbim

Site da dupla: //www.quadrinhosa2.com/

O primeiro que deve dar as caras neste ano é Gnut, primeiro trimestre. Projeto financiado pelo Catarse, que venho (Paulo) trabalhando em paralelo com os demais livros. Caso alguém não conheça, segue o link //www.gnutcomics.com

Em seguida, mas sem data certa ainda, Penadinho, Graphic MSP (Maurício de Sousa Produções) e Quadrinhos A2 Vol.4, por Crumbim e Eiko.

Ainda este ano, em novembro, faremos 5 anos de Quadrinhos A2. Caso tudo dê certo e todos os cronogramas e os planetas se alinhem no momento certo, pode vir mais alguma coisa especial com relação ao A2 no final do ano.

a2-2

gnut

msp-graphic-penadinho

 

 

Marcado como:
fiq

OUTROS POSTS



Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será exibido publicamente
Campos obrigatórios são marcados *

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Todos os comentários do site são aprovados previamente.

Acompanhando a discussão via RSS

Quer acompanhar mais facilmente a discussão neste post?
Assinar notificações via RSS.

Não sabe o que é RSS?
Aprenda aqui!

Tutoriais para: Internet Explorer, Mozilla Firefox e Google Chrome.