COMPRANDO

O Árabe do Futuro (Lançamento Curioso 4)

L-Arabe-du-futur-de-Riad-Sattouf_cdc_big

Riad Sattouf é um dos nomezinhos mágicos que surgiu nos quadrinhos franceses na última década. Colega de estúdio de Joann Sfar e Christophe Blain, também com um estilo cartunesco que fugia-ao-mas-virou-mainstream francês, ele teve alguns sucessos de público que acabaram virando sucesso de crítica – o Fauve d’Or de 2010 de Angoulême foi dele, pelo terceiro volume da série Pascal Brutal.

L’Arab du Futur saiu em maio na França e anda bastante comentado por lá. É autobiográfica. Apesar de ter nascido em Paris, de mãe francesa, Sattouf tem pai sírio e passou a infância na Síria e na Líbia em períodos de ditadura forte e ideais fortes de panarabismo (do qual o pai era defensor). É esta infância que ele conta neste volume e em pelo menos mais um próximo.

arabfuturpage

Aqui o álbum sai no ano que vem, curiosamente pela Intrínseca – editora forte que nunca deu bola para quadrinhos (fora as adaptações de CrepúsculoPercy Jackson para HQ). Ainda não foi anunciado tradutor nem data certa, mas até já saiu entrevista com o autor n’O Globo. Fica a impressão de que L’Arabe du Futur circulou bem em Frankfurt ou similares, possivelmente vendido como “novo Persépolis“.

O original tem 160 páginas coloridas. Aqui você confere um preview do primeiro capítulo.

Sattouf, assim como Joann Sfar, começou carreira recente como roteirista e diretor de cinema. Fez duas comédias: Les Beaux Gosses e, este ano, Jacky au Royaume des Filles (sobre um país matriarcal onde os homens usam uma espécie de burka e só cumprem a função de reprodutores). É curioso ver essa tendência do cinema francês recorrer aos quadrinistas, seja direta (Sattouf, Sfar, Marjane Satrapi) ou indiretamente (Azul é a cor mais quente, Quai d’Orsay).

Marcado como:

OUTROS POSTS



1 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será exibido publicamente
Campos obrigatórios são marcados *

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Todos os comentários do site são aprovados previamente.

Acompanhando a discussão via RSS

Quer acompanhar mais facilmente a discussão neste post?
Assinar notificações via RSS.

Não sabe o que é RSS?
Aprenda aqui!

Tutoriais para: Internet Explorer, Mozilla Firefox e Google Chrome.