CONVERSANDO

Gibicon, dia último

Mais rápido, mais rápido!

* Uma das coisas interessantes que ouvi no evento, não necessariamente no último dia: Turma da Mônica – Laços, de Vitor e Lu Cafaggi, talvez seja a graphic novel brasileira mais vendida da história. Quem falou foi o editor Sidney Gusman, que disse estar aguardando números para dizer com certeza. Até hoje nenhum número, de nenhuma Graphic MSP, foi divulgado.

* “A Editora Nemo é uma mesa”. Outra frase interessante que ouvi no evento, dessa vez do Will. Ele queria dar uma noção das dimensões do mercado, e o exemplo foi feliz. A mesa acabou de ganhar o segundo Troféu HQ Mix de Editora do ano (mais sobre o HQ Mix amanhã).

* Mediei uma mesa com Jean-David Morvan e Kim Jung Gi. É possível que eu tenha chamado o segundo (foto acima) de Kim Jong-il uma ou duas vezes. Embora a mesa tenha sido mais voltada para o sr. Gi, Morvan deu uma informação importante: quando ele quer trabalhar com um quadrinista coreano, chinês, espanhol ou brasileiro, tem que achar um intérprete por conta própria para a editora não ter que perder tempo com isso – se tiver que perder tempo com isso, a editora prefere um francês. Enfim, as editoras de lá gostam de estrangeiros, mas não gostam de fazer esforço. Um dos próximos trabalhos de Morvan, aliás, é com Renato Guedes.

* Conheci o Pablo Carranza. Não é o que ninguém espera.

* Há coberturas mais competentes da Gibicon no Blog da Itiban e no Blog dos Quadrinhos. Se eu souber de mais alguma, aviso.

* Obrigado à organização do evento pelo convite – inclusive para a próxima.

Marcado como:

OUTROS POSTS



1 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será exibido publicamente
Campos obrigatórios são marcados *

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Todos os comentários do site são aprovados previamente.

Acompanhando a discussão via RSS

Quer acompanhar mais facilmente a discussão neste post?
Assinar notificações via RSS.

Não sabe o que é RSS?
Aprenda aqui!

Tutoriais para: Internet Explorer, Mozilla Firefox e Google Chrome.