TRADUZINDO

Dia do Tradutor

Já faz um tempo desde meu último update sobre traduções. E saíram HQs bem interessantes desde fevereiro.
ZDM_6

A maioria foi pela Panini/Vertigo. O primeiro volume de Coffin Hill, o segundo de iZombie, a primeira parte de Vampiro Americano – Segundo Ciclo, a conclusão de O Despertar. Planetary/Batman saiu em edição de luxo e traduzi o roteiro enxutíssimo do Warren Ellis para os extras. ZDM voltou para minhas mãos com um calhamaço de 300 páginas no volume 6. E Os Invisíveis segue em frente com o volume 5.

EXCALIBUR

Na Panini não-Vertigo, fechei o ciclo Kick-Ass com o volume 3, fiz meu primeiro Homem-Aranha em 99 Problemas e teve dois restolhos dos anos 80 feitos a toque de caixa: Capitão Britânia (pelo Alan Moore) e Excalibur vol. 1 (falei um pouco sobre o texto anti-enxuto do Chris Claremont em entrevista ao Thiago Borges). Fora estas, minhas traduções de Novíssimos Invasores e Surfista Prateado (divertidíssima fase) saem quase todo mês na Universo Marvel.

mateminhamae

Pela Quadrinhos na Cia., saiu Mate Minha Mãe, de Jules Feiffer – escrevi um texto sobre Feiffer e sobre a sua dita primeira graphic novel no Blog da Companhia. Pela Marsupial, como já comentei aqui, O Sistema dos Quadrinhos de Thierry Groensteen – minha primeira tradução do francês, em colaboração.

(E, a quem interessar não-quadrinhos, também saíram duas traduções minhas de Chuck Palahniuk pela LeYa – ClímaxNo Sufoco -, assim como Fome de Saber, primeira parte da autobiografia de Richard Dawkins.)

sculptor

Este ano, duas editoras resolveram que eu sei traduzir do francês. Então encarei o desafio e já entreguei dois álbuns, estou trabalhando em outros dois e tenho mais dois agendados. Embora obviamente seja outra língua, é incrível como o mecanismo de tradução é praticamente o mesmo.

Os nomes dos álbuns franco-belgas estão em sigilo, a pedido dos editores. Entre as traduções já entregues e já confirmadas estão O Escultor, de Scott McCloud, pela Marsupial – que o próprio McCloud vem lançar aqui durante a CCXP. Tenho ainda duas traduções de HQs e duas traduções de livros sobre quadrinhos ainda a serem anunciadas pela Marsupial.

here

Here, de Richard McGuire, também deve sair em breve pela Quadrinhos na Cia. Journalism, de Joe Sacco, Drawn Together, de Robert Crumb e Aline Kominsky-Crumb, e Seconds, de Bryan Lee O’Malley também saem pela mesma editora até metade do ano que vem. Metamaus, que finalmente acabei este ano, também está programado.

Colaborei com uma editora com a qual nunca tinha trabalhado num título ainda sigiloso, mas que ganhou prêmios Eisner e Harvey este ano. E outros projetos ainda em sigilo são colaborações com dois quadrinistas brasileiros – que resolveram que eu sei traduzir do português para o inglês.

izombie-3

Tudo que já entreguei à Panini está praticamente anunciado. iZombie vol. 3 sai em breve e o quatro (e último) deve vir pouco depois. Os Invisíveis vol. 6 também está quase pronto. Punho de Ferro: A Arma Viva sai este mês. A editora confirmou há poucos dias a retomada da Patrulha do Destino de Grant Morrison – o primeiro volume, Rastejando dos Escombros, sai entre outubro e novembro. Fechando, ZDM vol. 7 (último volume) deve ficar para o ano que vem e Homem-Máquina (aquela linda história do Barry Windsor-Smith dos meus (seus?) tempos de Heróis da TV) deve aparecer até o final deste ano.

Minha dor de cabeça das últimas semanas tem sido o último e complicadíssimo volume de Os Invisíveis. Fora este, tem os dois álbuns franceses que eu mencionei. Mais dois livros de prosa para relaxar e um neilgaimanesco que provavelmente vai ser a tradução mais difícil da minha vida. Vou ali de volta pro batente.

invisibles7

Marcado como:
alan davis
alan moore
aline kominsky-crumb
art spiegelman
barry windsor-smith
batman
brian wood
bryan lee o'malley
caitlin kittredge
capitão britânia
ccxp
chris claremont
chris roberson
chuck palahniuk
clímax
coffin hill
drawn together
eisner awards
excalibur
fome de saber
GRANT MORRISON
harvey awards
here
heróis da tv
homem-aranha
homem-máquina
inaki miranda
izombie
joe sacco
john romita jr.
journalism
jules feiffer
kick-ass
LEYA
mark millar
marsupial
mate minha mãe
MATT KINDT
metamaus
mike allred
no sufoco
novíssimos invasores
o despertar
o escultor
o sistema dos quadrinhos
os invisíveis
PANINI
patrulha do destino
planetary
punho de ferro
quadrinhos na cia.
RAFAEL ALBUQUERQUE
riccardo burcchielli
richard dawkins
richard mcguire
robert crumb
scott mccloud
SCOTT SNYDER
seconds
surfista prateado
the invisible kingdom
the sculptor
thiago borges
thierry groensteen
universo marvel
VAMPIRO AMERICANO
VERTIGO
warren ellis
zdm

OUTROS POSTS



1 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será exibido publicamente
Campos obrigatórios são marcados *

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Todos os comentários do site são aprovados previamente.

Acompanhando a discussão via RSS

Quer acompanhar mais facilmente a discussão neste post?
Assinar notificações via RSS.

Não sabe o que é RSS?
Aprenda aqui!

Tutoriais para: Internet Explorer, Mozilla Firefox e Google Chrome.